A Oficina dos Sonhos – O Concorrente da Reparadora

Post 5 – O Concorrente da Reparadora

Neste post, vamos falar sobre a tão famigerada concorrência. Se você enxerga a concorrência como algo ruim, aconselho que reveja fortemente seus princípios, pois, sem a concorrência de mercado, não existiria a busca constante pela melhoria de processos, inovação e progresso.

Analisar e conhecer a concorrência faz com que o gestor tome algumas decisões:

  • Tomar iniciativa e buscar melhorias para oferecer melhores produtos e serviços;
  • Permanecer na sua zona de conforto e não fazer nada para melhorar.

Bom senso é algo muito importante quando analisamos a concorrência. Saber administrar seus processos e recursos e tão importante quanto analisar a concorrência. Toda empresa existe para ter lucro. Logo, sem ele fica difícil implementar novos processos e buscar a melhoria, seja dos seus produtos e serviços, seja para melhorar o relacionamento com seus colaboradores e clientes.

Alguns pontos importantes a analisar sobre sua concorrência:

  • É direta ou indireta?
    • Concorrência direta é aquela que oferece os mesmos produtos e serviços que você;
    • Concorrência indireta é aquela que oferece outros produtos e serviços para o mercado de sua atuação;
  • Como é o atendimento aos clientes?
    • Quais as formas de atendimento aos clientes que os concorrentes estão utilizando e obetendo o melhor resultado: telefone, e-mails ou Watsapp;
  • Como são seus produtos e serviços?
    • Os produtos e serviços da sua concorrência são iguais aos seus, quais são seus fornecedores e quais os preços praticados no por ele no mercado;
  • Como é seu ambiente?
    • Quais caracteristicas do ambiente são diferentes do seu e quais os pontos positivos e negativos entres os ambientes;
  • Quais mídias são utilizadas?
    • Quais são os meios de divulgação que os concorrentes estão obtendo resultados: jornais, revistas especializadas, marketing digital, e-mails, telefones, watsapp e outros;
  • Qual seu ticket médio?
    • Este indicador fornece o valor médio de vendas da concorrência, para isso basta dividir o faturamento total pelo número de atendimentos;
  • Como analisar seu concorrente, por processos de benchmarking ou o método do cliente oculto?
    • Benchmarking é o resultado de análises realizadas através de pesquisas feitas diretamente com seus clientes ou com seu público alvo;
    • Clientes ocultos tem como objetivo avaliar os pontos entre o cliente e seus produtos e serviços. A avaliação pode ser uma visita, uma ligação telefônica ou uma consulta ao site da empresa;

Buscar o conhecimento já lhe coloca na frente de muitos concorrentes, disseminar o conhecimento para seus colaboradores e informar seus clientes de novos produtos e serviços é uma das formas de ganhar espaço entre seus concorrentes.

Nosso post final irá mostrar os benefícios em utilizar uma ferramenta de gestão para sua reparadora. Com o software “Ficha do Carro” você poderá melhorar o desempenho financeiro e o relacionamento com seus clientes, colaboradores e fornecedores.

About the author: Iverson Souza

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