Saiba como diminuir a dependência do seu fornecedor de software

Todos nós queremos autonomia para resolver nossos problemas sem depender de outros, mas isso é impossível pois vivemos numa sociedade onde a solução de um problema em muitas situações dependem de seus fornecedores. Então a escolha do fornecedor certo torna-se fundamental para que os processos aconteçam com o menores impactos possíveis.

Quando se trata do sistema para informatização do seu negócio é importante que ele esteja sempre evoluindo para atender as necessidades do seu negócio, que sua equipe de trabalho esteja capacitada no uso correto do sistema e nas suas boas práticas e que você possa obter dados do sistema sem depender do seu fornecedor, dados estes que se tornarão informações importantes para sua tomada de decisão.

Sistemas mais modernos, tipicamente os Web tem isso melhor resolvido e aliado com  desenvolvedores que levam isso em conta na criação do produto fará com que você dependa menos do seu fornecedor de sistemas.

Outro fator importante a ser levado em consideração é se o sistema que você usa é específico para seu seguimento de negócio, normalmente elas tratam melhor suas necessidades.

Abordaremos a seguir:

  • Evolução do sistema
  • Treinamento e Capacitação
  • Gerador de informações

Vamos detalhar cada uma delas:

Evolução do sistema.

Num mercado extremamente competitivo onde as mudanças impostas pelo mercado e as obrigações fiscais fazem com que seu negócio esteja sendo realinhado frequentemente. Neste cenário por muitas vezes você depende do sistema que informatiza seu negócio para implantar as funcionalidades necessárias para viabilizar a operação.

Você quer mudar a operação de um determinado processo, ou o mercado está operando de uma nova forma, ou as regras fiscais de venda de peças e serviços mudaram, ou você precisa de informações do sistema para uma tomada de decisão, são exemplos de situações em que um sistemas especifico voltados para seu seguimento e que está em constante evolução poderá lhe atender melhor.

Avalie também a cobertura do suporte do produto e seu custo, muitas vezes o mais barato não é a melhor escolha.

Dê preferência por fornecedores que possam caminhar uma “segunda milha” com você, que mais que fornecedor seja um parceiro de negócio.

Treinamento e Capacitação.

O treinamento da sua equipe no uso correto e nas boas práticas do sistema que informatiza sua Oficina reduz muito a dependência com seu fornecedor de Software.

Sabe aquele chamado que você abre para tirar uma dúvida, uma operação errada com o sistema, uma funcionalidade desconhecida, uma mudança que você desconhece, o retrabalho provocado por um uso inadequado, são situações que podem ser evitadas com a capacitação da equipe e por consequência diminuir a dependência do seu fornecedor.

Muito mais que um fornecedor que lhe preste um bom atendimento, busque por aqueles que disponibilizem salas EAD para treinamento e capacitação a distância, também por aqueles que tenham uma comunicação eficaz que mostre a evolução do produto, isso irá diminuir a dependência do seu fornecedor.

Gerador de informações.

Normalmente isso não é levado em conta quando você avalia as funcionalidades necessárias para o  sistema que atende sua Oficina, mas a qualifico com a mais importante quando se trata diminuir a dependência do seu fornecedor.

O normal de qualquer sistema é disponibilizar acesso as informações por meio das telas e relatórios, o que nem sempre atende suas necessidades. 

Aquela informação que precisa obter para uma tomada de decisão, aquela informação que você sabe que tem armazenado no sistema mas não consegue visualizá-la, são situações em que você acaba   dependendo do seu fornecedor para obte-las.

Então, dê preferência por sistemas que permitam acesso ao banco de dados e alimentem planilhas ou outras ferramentas que lhe for mais conveniente, este é o ponto chave da questão. 

Com a planilha carregada com os dados, explore todo o potencial dela fazendo filtros, classificações, fórmulas e obtenha a informação necessária para a sua tomada de decisão.

Sobre o Sistema Ficha do Carro.

A Ficha do Carro é um Sistema na Nuvem que atende aos quesitos citados.

Disponibiliza um extrator de dados para planilha que lhe permite obter a informação necessária para sua tomada de decisão.

Quer saber mais, entre em contato conosco.

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *